O planejamento de marketing digital serve para definir orientações que devem ser seguidas de modo a maximizar as chances de a estratégia ser bem-sucedida. Graças a ele, o time consegue se organizar para atender a todas as demandas e fortalecer a presença no ambiente digital.
Justamente por causa de sua importância é que é fundamental cuidar da estrutura desse elemento. Assim, ele se torna ainda mais assertivo e favorece o negócio em vários sentidos.
A seguir, conheça os passos dessa elaboração e aprenda a fazer o seu!
Para começar a investir em marketing digital da maneira certa, é indispensável que a gestão reconheça a situação atual do negócio. Entenda como é o posicionamento web da empresa, qual é a sua maturidade para essa execução e quais são as maiores necessidades.
Uma empresa com site, mas sem redes sociais, precisa de uma estratégia que otimize o primeiro e use a segunda possibilidade de maneira adequada. Já uma empresa com processos mais estruturados, mas sem resultados, exige uma estratégia que busque a causa das dificuldades.
Também é relevante conhecer a concorrência e entender como a marca se compara em relação aos demais. A partir daí, definem-se o nicho de atuação e o público-alvo a ser atingido.
Na sequência, é necessário definir quais são os objetivos com as ações de marketing digital. Eles devem servir para resolver os problemas e para aproveitar as oportunidades que surgiram no diagnóstico.
Objetivos maiores — como “Vender mais pela internet” — podem ser divididos em metas — como “Aumentar o número de leads” e “melhorar o alcance de marca”. Também é importante que eles sejam definidos por números, então vale mais a pena falar em “Aumentar em 20% o número de leads” ou “Ampliar as vendas online em 50%”.
Para melhorar o direcionamento, associe um prazo de tempo a cada objetivo, montando um cronograma que seja desafiador e motivador, mas ainda possível de ser executado.
Na sequência, é hora de definir o plano de ação. Considerando o nicho, o público e os objetivos, selecione quais são as ferramentas indicadas para chegar ao sucesso.
É nessa parte do planejamento de marketing digital que são definidas quais recursos serão utilizados como inbound marketing, marketing de conteúdo, e-mail marketing e assim por diante.
A partir disso, elabore ações como criar um blog corporativo atualizado e relevante ou ampliar a presença nas redes sociais, gerando engajamento e novos contatos.
Como o planejamento de marketing digital é fundamental para o sucesso da ação, ele precisa ser muito bem estruturado e, para tanto, vale a pena contar com uma ajuda nesse momento.
Ter a opinião de um consultor da área, por exemplo, permite que as principais tendências do setor sejam levadas em consideração.
Da mesma forma, utilizar os conhecimentos de um profissional altamente capacitado ajuda a alinhar expectativas e tornar a estratégia ainda mais relevante.
Buscar novas informações sobre o tema também traz resultados positivos, então, não abra mão de ter um suporte de conhecimento.
Como o que não é medido, não pode ser controlado, toda essa questão precisa incluir métricas e indicadores. Eles vão ajudar na avaliação para saber se o marketing digital teve ou não sucesso.
Esses pontos têm que ser definidos de maneira estratégica, considerando questões como o público e as ações.
Entre as opções, estão a taxa de conversão, Retorno sobre Investimento (ROI), Taxa de Conversão em Cliques (CTR), taxa de abandono, Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e assim por diante.
Defina intervalos para o acompanhamento de cada um e quais são os parâmetros desejados, de modo a finalizar essa etapa tão importante.
Com essas ações, o planejamento de marketing digital será elaborado de maneira completa e efetiva, ajudando na execução e mensuração de estratégias de sucesso.
Para montar o melhor plano de ação possível, veja 4 ferramentas que você deve utilizar nessa abordagem!
(Imagens: divulgação)
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…