Hoje já se tornou lugar comum falar da importância do meio online para negócios diversos e, certamente, ele deve ser aproveitado para a sua empesa. Entender como desenvolver estratégia nas redes sociais em 5 passos fará uma grande diferença no momento de criar o planejamento do seu marketing digital.
Abaixo, de maneira clara e simples, algumas dicas o ajudarão a elaborar um planejamento estratégico para tirar proveito desse excelente recurso e potencializar as suas ações no ambiente virtual. Confira!
Vamos começar por uma questão básica que nem todos compreendem: saber o que está fazendo nas redes sociais. O sucesso de um negócio depende apenas dele mesmo, portanto, não espere que um alto número de seguidores alavanque as redes sociais da sua empresa. É necessário investir no conteúdo oferecido e se atentar aos resultados constantes.
De nada adianta adicionar ou ser adicionado por muitas pessoas se as publicações não interessam a elas ou não geram qualquer retorno a curto ou longo prazo. Por isso, defina seu público-alvo e saiba o que busca: divulgar sua marca, produzir conteúdo, vender mais etc. Tudo isso pode fazer parte das suas metas se for bem planejado.
Não existe marketing sem planejamento, muito menos, estratégia sem definição de metas e objetivos. Depois de saber por qual motivo a sua empresa está nas redes sociais, é necessário analisar as possibilidades de avanço e como fazê-lo.
Por exemplo, você pode almejar aumentar os seguidores, conseguir mais engajamento dos clientes, vender mais produtos etc. Para tanto, precisa evitar objetivos vagos como “vender mais” para obter algo claro e conciso. Abaixo elencamos alguns exemplos, veja:
Fuja da abstração e trabalhe com dados quantitativos para trazer resultados reais à sua empresa.
Só é possível saber se está indo na direção certa se acompanhar os passos dados, certo? Para isso, é primordial analisar quais ações estão cumprindo com os objetivos para que você seja capaz de fazer ajustes e otimizar sua estratégia quando necessário.
A identificação de problemas acontece nesta etapa, então, determine de quanto em quanto tempo fará essa avaliação — semanalmente, mensalmente, semestralmente — e utilize ferramentas como o Google Analytics para reunir, comparar e medir os resultados.
A linguagem é a principal ferramenta de estratégia nas redes sociais. Os resultados serão efetivos quando a interação entre empresa e consumidor for concisa. Dessa forma, comunicar-se com uma linguagem própria fará seu negócio se destacar aos olhos dos usuários.
Defina a linguagem mais adequada ao público-alvo e a utilize em todas as postagens. Caso contrário, a falta de padrão poderá dispersar os consumidores, fazendo sua empresa perder tempo, energia e dinheiro.
Todas as dicas dadas até agora devem ser trabalhadas em conjunto com um calendário editorial. Durante o processo de planejamento, estabeleça datas comemorativas para postagens especiais. Depois, no desenvolvimento da estratégia, marque dias e horários em que há mais interação, retorno e resultados.
A frequência de posts deve ser controlada com o objetivo de manter o interesse de seus clientes e aumentar números a cada período. Para consolidar sua marca, atente-se ao que é importante nas redes sociais e faça bom-uso.
Se gostou de saber como desenvolver estratégia nas redes sociais em 5 passos, assine nossa newsletter agora mesmo. Sempre temos o melhor conteúdo para o sucesso da sua empresa no ambiente virtual.
(Imagens: divulgação)
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…