Marketing de Conteúdo

Tráfego orgânico: entenda por que investir em seu site

Ter seu site em primeiro lugar no Google, sem recorrer a anúncios pagos na plataforma, certamente é o objetivo de toda empresa que investe em marketing digital.

No entanto, conseguir bons resultados com tráfego orgânico requer também investimentos, conhecimento de técnicas de SEO, estratégias assertivas e, principalmente, muita dedicação.

Por isso, neste post, separamos dicas essenciais sobre a importância do tráfego orgânico em sua campanha (mais do que patrocinado, inclusive) e, claro, como implementar isso na prática. Vamos conferir?

Afinal, por que investir em tráfego orgânico?

Sem termos técnicos ou definições complexas, investir em tráfego orgânico nada mais é do que possibilitar que o seu site apareça entre os primeiros resultados nas buscas do Google e outras plataformas de busca por meio de palavras-chaves estratégicas.

Então, por exemplo, se você tem uma empresa de sistemas de segurança e quer aparecer no ranking das pesquisas sempre que um cliente procurar por “câmera de segurança”, “fechadura eletrônica” ou “como proteger minha casa”, uma boa otimização de SEO e conteúdos relevantes sobre esses temas poderão captar facilmente esse lead.

Em outras palavras, o tráfego orgânico expande muito mais as possibilidades de captação e até mesmo de conversão de leads, além de agregar muitos outros valores à sua campanha, como informação, relevância, fidelidade e encantamento.

Quais as vantagens de investir em tráfego pago?

Aproveitando o gancho acima, investir em tráfego orgânico vai muito além do rankeamento SEO de seu site, por mais que este possa ser o seu objetivo principal.

Como bem destacamos, este tipo de estratégia abrange outros benefícios, que vão desde a qualidade na captação de leads, até a fidelização dos mesmos.

Por exemplo, em uma campanha orgânica, é mais possível e viável trabalhar diferentes níveis e etapas de um funil de vendas, o que quase não acontece em campanhas patrocinadas.

Além disso, a criação de conteúdos orgânicos gera mais relevância e autoridade à sua marca, especialmente quando se tem um blog repleto de dicas, artigos e temas sobre seu produto ou serviço.

Por fim, campanhas de tráfego orgânico são muito mais duráveis e sustentáveis, se mantendo ativas por muito mais tempo e, inclusive, podendo ser atualizadas e renovadas recorrentemente.

Como investir em tráfego orgânico da maneira certa?

Basicamente, investir em tráfego orgânico envolve a criação de conteúdos relevantes frequentemente. Mas isso não significa criar um blog ou site com páginas diversas e “encher” de textos lá.

É importante destacar que, neste tipo de estratégia, conhecimento de técnicas, qualidade e relevância são pilares essenciais, muito mais do que a mera quantidade.

Em outras palavras, o Google considera diferentes aspectos para recomendar um conteúdo mais qualificado ao leitor e, por isso, é fundamental ter em mente os seguintes pontos:

  • Definir bem a persona;
  • Trabalhar diferentes etapas do funil;
  • Escolher palavras-chaves a serem trabalhadas;
  • Escrever conteúdos com relevância e mais humanizados ao leitor;
  • Saber estruturar os conteúdos com práticas de SEO;
  • Usar adequadamente o link building;
  • Manter atualizados os conteúdos mais antigos.

Essas são algumas dicas essenciais sobre a importância de investir em tráfego orgânico e as vantagens que esse tipo de estratégia pode agregar à sua campanha, muito além da publicidade patrocinada.

E se você quer saber mais sobre o tema e, de fato, montar uma campanha digital bem planejada e detalhada para o seu negócio, não deixe de conversar com nossos especialistas.

(Imagem: divulgação)

 

Flávio Sales

Recent Posts

Como humanizar sua estratégia de Marketing para realizar Vendas Corporativas?

No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…

2 semanas ago

NPS no B2B: como medir e melhorar a satisfação do cliente

No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…

3 semanas ago

Linkagem interna em blog: o que é e por que você deveria fazer?

A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…

4 semanas ago

Como gerar mais engajamento nas redes sociais?

Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…

3 meses ago

Case de sucesso: por que investir nessa estratégia de marketing?

Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…

3 meses ago

Brainstorm na prática: criatividade e inovação para a sua empresa

O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…

3 meses ago