As vendas B2B sofreram profundas mudanças na forma de negociação devido às relações digitais terem ganhado força, por conta disso, é preciso ter atenção para adequar sua empresa a esse novo momento.
As mídias sociais, que foram desenvolvidas com o propósito de entretenimento, passaram a ser pontos importantes de contatos e relacionamentos entre executivos na busca por soluções corporativas.
Thiago Gabri, gerente regional de vendas da América Latina da Resultados Digitais, no evento RD Summit 2019, afirmou que as empresas utilizam os canais de mídias sociais para criarem um relacionamento digital além dos clientes, atendendo seus fornecedores e prestadores de serviços.
Nesse artigo vamos falar mais sobre isso e apresentar o que mudou nas vendas B2B na era das relações digitais e como isso pode influenciar diretamente os resultados de sua empresa. Continue lendo e confira!
A palestra feita por Thiago Gabri traz números interessantes que valem a pena serem conhecidos:
São três pontos que merecem destaque: presença nas mídias sociais, indicações e pesquisas.
A presença do CEO, gerente ou proprietário da empresa nas mídias sociais é atualmente um motivo que faz com que muitas pessoas e empresas baseiem suas compras.
O cliente sente-se mais seguro quando encontra o líder de determinada empresa nas mídias sociais e, em especial, se obtiver sua atenção e retorno.
Outra forma muito utilizada pelos clientes B2B na busca de soluções é encontrar indicações a respeito do que precisam.
Isso, normalmente, é feito a partir de pesquisas nas mídias sociais e através de relacionamentos onde o interessado pede dicas e opiniões a respeito de determinados produtos e serviços.
Outro fato importante é que a imensa maioria das pessoas, entre elas compradores e técnicos, fazem pesquisas na internet na busca de informações sobre produtos e serviços.
As mídias sociais, sites institucionais e blogs servem como ferramenta de apoio para essas pesquisas.
É importante que sua empresa esteja presente na internet e, mais do que isso, que você, proprietário, CEO ou líder, também esteja por lá!
Para isso, seguem alguns conselhos:
Na era das relações digitais é importante a sua presença e da sua empresa nas principais mídias sociais.
Crie seu perfil e interaja com o público nas principais mídias, em especial no LinkedIn que é voltado especificamente para o mercado profissional.
Estar presente na internet e apresentar conteúdos relevantes a respeito de assuntos relacionados com o seu mercado faz toda a diferença.
Apresente curiosidades, detalhes, destaques e informações que despertem o interesse do seu público e interaja quando aparecerem dúvidas, esclarecimentos e críticas.
Use todos os canais de maneira integrada, ou seja, divulgue seus posts nas mídias sociais, indique suas redes nos posts e por aí em diante.
As opiniões têm uma importância muito grande na hora da decisão de compra, portanto, publique provas sociais, onde clientes e usuários das soluções apresentam suas considerações.
As provas sociais ajudam a gerar credibilidade para os produtos e serviços que você comercializa.
Utilize-as em todos os seus canais, desde o site, até as mídias sociais.
O marketing digital abrange uma série de possibilidades e sua empresa precisa estar presente na internet para atingir parte do mercado que é tão competitivo.
O relacionamento com os clientes corporativos mudou e sua empresa precisa se adaptar aos novos tempos.
Se você ainda tem dúvidas a respeito desse assunto, entre em contato conosco! A Web Bizz é uma empresa especializada em marketing digital e está pronta para transformar seu negócio em um campeão de vendas B2B.
(Imagens: divulgação)
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