O neuromarketing auxilia a avaliar o impacto que um produto ou uma campanha estratégica pode causar no cérebro do consumidor.
O dinamarquês Martin Lindstrom, autor do best seller A Lógica do Consumo, afirma no seu livro que 85% das compras são decididas pelo subconsciente de quem está comprando.
De forma geral, para tomarmos uma decisão de compra nosso cérebro ativa três mecanismos que são:
O neuromarketing busca compreender o funcionamento de cada um desses mecanismos durante essa ação.
Acompanhe nosso post e saiba como que os profissionais estão usando essa estratégia no mercado B2B.
Pode-se definir neuromarketing como o processo que ajuda a mapear as reações cerebrais do consumidor na hora em que esse está comprando ou ainda durante o período em que é estimulado através de uma campanha de marketing.
Esse conceito é baseado no uso de três disciplinas, que são:
Dessa forma, o neuromarketing visa compreender o funcionamento do cérebro buscando interpretar os desejos, o modo de pensar e o comportamento do consumidor, e pode ser utilizado tanto no mercado B2C como no B2B.
O neuromarketing já está sendo usado por várias empresas para tornarem suas campanhas mais eficazes no mercado B2B.
Ele pode ser aplicado em diversas áreas do marketing como:
Faz parte das técnicas de neuromarketing:
Sua empresa precisa gerar estímulos em seus clientes e esses podem ser criados por meio dos sentidos.
Estudos apontam que:
Por isso, o estímulo visual é uma das técnicas do neuromarketing para o mercado B2B.
É importante lembrar que é preciso primeiro conhecer seu público para então elaborar as campanhas de acordo com o que faz sentido para ele.
Você já parou para pensar por quais motivos que a Coca-Cola é o refrigerante mais vendido no mundo?
Existem vários fatores, o sabor, a embalagem, o preço e um outro que, por vezes, fica esquecido: a empresa nunca deixou de investir em marketing e ela está visível o tempo todo em todas as partes do planeta.
A mente humana aprende com a repetição, por isso, por isso, insista em estratégias para que sua marca nunca fique esquecida.
Experimentar e experienciar são verbos que se tornaram ações dentro do neuromarketing.
Há quem ache que essas palavras devem fazer sentido apenas no mercado B2C e isso é um grande erro.
Boas experiências levam as pessoas a recordarem outras lembranças agradáveis vivenciadas.
Por isso, permita que a sua empresa seja uma facilitadora de bons momentos para o seu público.
Isso pode ser realizado através de vídeos, imagens, conteúdos e, até mesmo, oferecendo amostra grátis ou testes com seus produtos.
Há alguns anos, por exemplo, a Chrysler, fabricante de automóveis, resolveu analisar a sensação que os motoristas tinham ao dirigir um de seus modelos esportivos.
O resultado foi interessante porque os condutores diziam que sentiam excitação e alegria, e, com as técnicas do neuromarketing, foi identificado que eles estavam envolvidos em uma sensação de poder.
Portanto, outra dica é: avalie o seu público alvo e promova boas experiências entre a sua empresa e a dele!
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(Imagens: divulgação)
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