Escolher uma metodologia para ser utilizada em vendas para empresas B2B não é tão fácil quanto parece!
Para que a escolha seja assertiva, deve-se conhecer profundamente o público, saber como ele gosta de se comunicar, quais são seus problemas e como resolvê-los.
Depois desse levantamento, cada negócio deve escolher a metodologia que mais se adéqua às suas necessidades.
Continue lendo nosso post, confira as principais metodologias para o mercado B2B e escolha a ideal para o seu negócio!
Cada tipo de negócio exige uma metodologia apropriada, ou seja, uma venda complexa não deve ser abordada da mesma maneira que uma simples.
O primeiro passo para escolher o método ideal é estudar sua própria empresa, para apenas depois, poder escolher o melhor para as suas necessidades.
Por isso, as metodologias de vendas são separadas por diferentes níveis e tipos de produtos.
Com essa separação, se torna mais fácil escolher a que mais se encaixa em sua realidade.
Para auxiliar você nesse processo de escolha, separamos alguns métodos que são amplamente utilizados nas vendas B2B. Confira!
O SPIN Selling é, com certeza, a metodologia de vendas mais conhecida e utilizada.
Dentro do mundo B2B, ela é ideal para vendas mais consultivas e que possuem um ticket médio alto.
SPIN é um acrônimo, onde cada letra representa uma etapa da metodologia de venda:
Se você quer saber mais sobre essa metodologia de venda, não deixe de conferir nosso post!
O CCS – Customer Centric Selling (venda centrada no cliente) é uma metodologia de venda que tem como objetivo o foco no cliente.
É similar ao SPIN Selling no sentido de detectar o problema, compreender a situação do lead e envolver o cliente na conversa, por isso, é indicado para vendas consultivas.
A diferença está na forma de conduzir a conversa e o foco no uso do produto, ao invés de apenas no cliente.
O CCS consiste em oito aspectos cruciais para o sucesso:
O BANT foi criado nos anos 60 pelo IBM (International Business Machines Corporation) para normalizar os métodos de vendas vigentes.
Essa metodologia de vendas não é consultiva, por isso, é muito utilizada em empresas que trabalham com negócios que exigem a aprovação do orçamento antes de efetuar uma compra, separando quais são as oportunidades válidas das que não são.
Para isso, o cliente precisa se encaixar em três ou quatro dos critérios estabelecidos:
O MEDDIC é uma metodologia de vendas criado pela Parametric Technology (PTC) para negociações complexas. Geralmente é utilizado para vender produtos tecnológicos.
Também é um acrônimo, onde cada letra representa um passo:
Esses são apenas alguns dos muitos métodos de vendas existentes para empresas B2B. Qual você mais gostou? Vai utilizar algum em seu negócio?
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(Imagens: divulgação)
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