Afinal, em tempos de transformação da Inteligência Artificial no ambiente digital, será que ainda vale a pena investir no marketing de conteúdo e, se sim, o que muda nessa nova era tecnológica?
Evidentemente que ainda é muito valioso investir nessa estratégia e, com certeza absoluta, conteúdos de qualidade sempre terão mais valor e trarão mais resultados para a sua campanha.
Para entender melhor toda evolução que o marketing de conteúdo está passando hoje, as estratégias e ferramentas de criação disponíveis, e consequentemente os respectivos impactos, riscos e oportunidades que elas carregam consigo, nós preparamos este post com dicas e informações importantes. Continue a leitura e saiba mais!
Como já adiantamos a resposta acima, talvez seja mais interessante iniciar este tópico com outra pergunta relevante: afinal, por que tanto se questiona se o marketing de conteúdo ainda funciona?
O fato é que adentramos em uma nova Era tecnológica da Inteligência Artificial e que, indiscutivelmente, trata-se de um caminho sem volta. E entre as infinitas áreas impactadas, destaca-se, claro, o marketing de conteúdo.
A velocidade e a capacidade de aprendizado dessas novas tecnologias usadas para a criação de textos são realmente fascinantes e, como não poderia ser diferente, elas colocam em questão se profissionais, agências e as próprias estratégias de conteúdo continuarão a fazer sentido no futuro.
E por mais que essas tecnologias tenham revolucionado diferentes aspectos e processos digitais, a capacidade criativa, comunicativa e informativa jamais conseguirá ser superior à de um ser humano.
Logo, seguindo essa lógica, o marketing de conteúdo continuará sendo uma estratégia indispensável e fundamental para as empresas no cenário online, porém, com ainda mais recursos, funcionalidades e agilidade.
Considerando os pontos que acabamos de destacar e a importância de continuar investindo em marketing de conteúdo, podemos reforçar algumas das principais vantagens que uma campanha bem definida pode trazer para a sua empresa:
Atualmente, criar conteúdos relevantes se tornou algo ainda mais desafiador do que era antes. Primeiro, porque o próprio Google já parece ter concedido o tão desejado “primeiro lugar” nas pesquisas de sua plataforma às respostas automáticas de sua Inteligência Artificial.
Segundo, porque outras ferramentas de criação de textos, como o ChatGPT, se tornaram extremamente populares e amplamente utilizadas nas estratégias de marketing de conteúdo hoje.
Porém, nada disso supera a criatividade e outros aspectos fundamentais de um ser humano dentro das estratégias de marketing de conteúdo, bem como:
Entregar conteúdos relevantes hoje exige conhecimento e uma abordagem estratégica centrada no público. Logo, novas ferramentas e tecnologias certamente surgirão nos próximos anos e, sem dúvidas, vão moldar ainda mais a forma de criar e consumir esses textos, mas dificilmente serão capazes de substituir ou extinguir por completo as estratégias que conhecemos e usamos hoje no marketing de conteúdo.
Curtiu? Se você deseja se aprofundar ainda mais nesse e em outros temas interessantes do universo do marketing digital, não deixe de acompanhar nosso blog! Até a próxima!
(Imagens: divulgação)
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…