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Linkagem interna em blog: o que é e por que você deveria fazer?

A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca), mas você sabe por que ela é tão importante e como aplicá-la?

Além de conectar páginas do seu blog, essa estratégia melhora o ranqueamento no Google, aumenta o tempo de permanência do leitor em seu site, torna sua empresa uma referência no assunto e ainda pode ajudar a aumentar as vendas.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre o que é linkagem interna, porque ela faz toda a diferença para o SEO do seu blog e como utilizá-la de forma estratégica com dicas incríveis para seus próximos conteúdos. Boa leitura!

O que é linkagem interna?

A linkagem interna é uma estratégia de SEO que consiste em conectar as páginas de um mesmo domínio por meio de links. Em outras palavras, são aqueles links que levam o usuário de um artigo para outro dentro do seu blog ou para outras páginas relevantes do seu site.

Por exemplo, você está nesse artigo porque provavelmente está querendo aprender sobre SEO, certo? Nesse caso, podemos colocar links ao longo do texto que sejam relacionados ao tema, como Black Hat SEO e por que evitar essa estratégia.

Assim, direcionamos você e outros usuários para postagens de blog que vão ajudar a complementar ou aprofundar os conhecimentos. Isso é uma linkagem interna em blogs!

Além de conteúdos do seu blog, os links internos também podem levar o usuário para páginas estratégicas, como depoimentos, cases de sucesso, serviços, ou até mesmo para baixar um e-book. Tudo depende do objetivo do conteúdo e da jornada do cliente no funil de vendas.

Não confunda com links externos, que levam para páginas de outros domínios. Eles também são importantes para o SEO, principalmente para citar fontes confiáveis ou enriquecer o conteúdo com dados e estatísticas.

Por que a linkagem interna é essencial para o SEO do seu blog?

O Google valoriza muito a experiência do usuário. E a linkagem interna é uma prática alinhada a isso, porque ajuda o leitor a navegar melhor pelo site, encontrar respostas para suas dúvidas e explorar assuntos relacionados.

Imagine que você publicou um artigo sobre “Como abrir um MEI” e, em outro texto, fala sobre as profissões permitidas para MEI. Ao incluir o link entre eles, você facilita a navegação do leitor e evita que ele busque no Google e acabe clicando no link do concorrente.

Além disso, os links internos são fundamentais para melhorar o posicionamento do seu blog na SERP (Search Engine Results Page, ou Página de Resultados do Google). Estar no topo da SERP aumenta a visibilidade da sua empresa, transmite confiança para o leitor e reforça sua autoridade no assunto.

Por fim, a linkagem interna ainda ajuda na indexação de conteúdos novos ou antigos que não tiveram a performance esperada.

4 dicas para criar uma estratégia eficiente de linkagem interna

Não basta sair linkando sem critério. Além de não ajudar em nada o leitor, o algoritmo do Google pode interpretar isso como algo negativo e não melhorar o ranqueamento do seu blog. Para evitar esses erros, confira as dicas a seguir e potencialize sua estratégia de linkagem interna!

1. Escolha textos-âncora relevantes e naturais

Nada de “clique aqui” ou frases genéricas! Prefira expressões que façam sentido no contexto do parágrafo e indiquem claramente sobre o que é o link.

Quer um exemplo prático? Imagine que você está escrevendo um artigo sobre “como comprar a sua primeira casa?”.

Durante a explicação, você pode mencionar algo como: “se você ainda não sabe se o financiamento é a melhor escolha para você, veja os prós e contras do financiamento imobiliário”. Isso pode levar para um artigo do seu blog, ajudando o leitor na tomada de decisão.

2. Priorize a qualidade da linkagem interna, não quantidade

A regra do marketing de conteúdo também se aplica em uma estratégia de linkagem interna. Coloque apenas os links que realmente agreguem valor, sem exageros em uma mesma página.

O excesso de links internos pode confundir o leitor e passar para o Google a impressão de que você está priorizando algoritmos, e não a experiência de navegação.

3. Crie uma lista de artigos relacionados

Ao final do texto ou de forma fixa ao lado do artigo, o que acha de incluir uma seção com sugestões de leitura?

Além de links ao longo do conteúdo, essa prática aumenta as chances de o leitor continuar navegando em seu blog, aumentando o tempo médio de visitas no seu site.

4. Tenha uma planilha de controle

Organização é a chave! Faça uma planilha simples, mas funcional, com o tema do artigo e seu respectivo link. Assim, quando for escrever novos conteúdos, fica fácil identificar posts complementares e potencializar sua estratégia de SEO.

Agora que você já sabe como criar uma estratégia de linkagem interna e entendeu sua importância, está pronto para trazer resultados incríveis tanto para os leitores quanto para o ranqueamento do seu blog.

Quanto maior a confiança e a relevância percebida, maior a chance de conversão, seja em vendas ou geração de leads. A linkagem interna é uma prática simples e com resultados de SEO que podem aparecer a curto e médio prazo. Quer mais dicas como essa? Aproveite para acessar o blog da Web Bizz e conferir mais!

(Imagens: divulgação)

Flávio Sales

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