Por mais tecnológicos que estejam os processos produtivos e que novas soluções e ferramentas surjam a cada dia nessa nova Era do setor industrial, falar sobre Inbound Marketing para a Indústria 4.0 ainda parece um desafio grande para muitas empresas.
Isso porque, de fato, há uma lacuna enorme no mercado de agências e profissionais especializados nessa área, o que pode acarretar em estratégias e ações nem sempre muito satisfatórias ou com resultados aquém do esperado para muitas organizações.
Sendo assim, logo de cara, podemos garantir que Inbound Marketing e Indústria 4.0 têm tudo a ver e, quando bem integrados, esses dois conceitos podem trazer resultados incalculáveis para a sua empresa, desde que se acerte na escolha e definição correta de suas estratégias.
E é exatamente sobre isso que vamos falar ao longo deste material. Sendo assim, sem mais delongas, fique com a gente até o final e confira as dicas!
Na prática, Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto completo de ações e estratégias que visam atrair, interagir e converter potenciais consumidores para uma empresa por meio dos canais digitais.
Basicamente, o Inbound Marketing se caracteriza por 4 etapas essenciais de sua jornada, que são:
Dessa forma, a ideia do Inbound Marketing é utilizar os seus próprios canais digitais para efetuar suas ações e estratégias, cumprindo cada uma dessas etapas. E, obviamente, isso se aplica tanto ao mercado B2C, como ao B2B.
Entendendo melhor o conceito de Inbound Marketing e que ele é completamente aplicável ao setor B2B, podemos pular direto para o tema chave de nosso artigo: Inbound Marketing para Indústria 4.0.
E para isso, é fundamental que a gente entenda, de fato, como funciona a jornada de compra entre empresas nessa nova era tecnológica industrial.
Até pouco tempo, esse processo poderia ser resumido em uma simples pesquisa na internet sobre a solução desejada pelo cliente, uma breve conversa com o vendedor e pronto… venda concluída.
Hoje, a coisa é bem mais complexa! Primeiro, porque o mercado está cada vez mais concorrido e com novas opções de escolhas para o consumidor. Segundo, porque os clientes estão mais exigentes e, além de soluções, eles buscam informações e diferenciais sobre os produtos e serviços.
E, por fim, as indústrias estão focando na experiência da compra e, pode ter certeza que, hoje, isso pode ter um peso essencial na decisão, inclusive maior que o preço da solução ofertada.
Logo, podemos considerar algumas etapas indispensáveis numa jornada de compra da Indústria 4.0. Confira!
Analisando o conceito geral de Inbound Marketing e a jornada de compra da Indústria 4.0, é possível criar uma relação completamente integrada e eficiente para os processos de vendas entre empresas dessa Era.
Afinal, como bem vimos, as ações e estratégias de Inbound suprem, por completo, todos os principais desafios e dificuldades encontradas pelas indústrias hoje em sua jornada.
Em outras palavras o Inbound Marketing para Indústria 4.0 permite atrair, reconhecer, interagir, converter e, claro, vender para os potenciais clientes de sua empresa a partir de seus próprios canais digitais.
Portanto, estamos falando da implementação de ações e estratégias devidamente planejadas e não do fato de simplesmente estar presente na internet ou nas redes sociais, como muitas indústrias fazem.
Na prática, o Inbound Marketing para a Indústria 4.0 deve:
Como bem destacado, hoje não basta a sua indústria estar presente na internet e nas redes sociais, ou mesmo, já estar investindo em estratégias de Inbound Marketing sem a devida especialização.
Logo, o primeiro passo a ser levado em consideração nesse processo é de reconhecer que o setor B2B é único e específico e, portanto, nem toda agência ou profissional estará apto a trazer os resultados que a sua empresa busca.
Sendo assim, após a escolha de uma consultoria realmente especializada, é preciso atender a todos os processos indispensáveis de uma campanha de Inbound Marketing para a indústria, tais como: a definição da persona, a decisão das ações estratégicas, o trabalho de otimização de suas páginas, a criação de conteúdos relevantes e frequentes e a automação de suas atividades de marketing.
A Web Bizz, por exemplo, é uma agência de Inbound Marketing especializada em soluções B2B, o que consequentemente engloba o setor industrial como um todo e com inúmeros cases de sucesso em campanhas exclusivas e com resultados comprovados em números e na satisfação dos clientes.
Com uma equipe de especialistas e com foco 100% em ações e estratégias voltadas para as necessidades do setor B2B, a agência define e implementa campanhas personalizadas de Inbound Marketing, considerando todos os desafios dessa nova Era tecnológica industrial.
E se você quer saber mais sobre como implementar o Inbound Marketing na Indústria 4.0 na prática, convidamos a conversar com o nosso time e conhecer mais a fundo os nossos diferenciais.
(Imagem: divulgação)
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…