Para quem atua no meio digital e/ou no marketing, sabe que um conceito vem ganhando muita força no mercado nos últimos anos: o Inbound Marketing. Chamado por alguns como “o novo marketing”, é um conjunto de táticas cada vez mais aplicada por empresas de todos os portes no mundo, ganhando nos últimos anos grande força também no Brasil. Segundo dados da Hubspot, 58% das empresas em nosso país utilizam, ao menos, um elemento dessa metodologia.
Na América do Norte (em especial EUA e Canadá) esse número chega a 84% das corporações. E para mostrar como você também pode obter os benefícios do Inbound Marketing, listamos no post de hoje algumas boas práticas capazes de redefinir o jeito que sua empresa se situa no ambiente virtual. Acompanhe!
Filtrando as diversas conceituações espalhadas pelos blogs e portais especializados, podemos chegar a uma definição bem clara: Inbound é um processo de marketing pelo qual se utilizam táticas para conquistar o cliente sem ser invasivo ou agressivo. É uma abordagem passiva e que visa atrair possíveis interessados de seu produto ou serviço para que ele chegue de forma espontânea até seu site ou blog.
É o marketing por atração (ou marketing de entrada, em sua tradução literal), e seu objetivo é, justamente, captar novos clientes oferecendo conteúdos e materiais de qualidade e relevantes para esse público. Mas não deve ser esquecido que o Inbound Marketing é um processo, ou seja, ele precisa ser bem planejado, perfeitamente executado e precisamente mensurado.
O Inbound Marketing se baseia na movimentação de um visitante, até então desconhecido, pelo funil de vendas até que ele se torne um cliente fidelizado e promotor da sua marca. Entre os especialistas, são 4 o número de etapas do Inbound, que se baseiam nos seguintes elementos:
É preciso elaborar uma estratégia a fim de atrair pessoas até seu site/blog, convertê-las em leads, convencer esses leads a fecharem um negócio com a sua empresa e, posteriormente, encantá-los para que os tornem consumidores fieis do produto ou serviço.
Hoje em dia já existem ferramentas de automação de marketing que facilitam e otimizam esse processo de movimentação do público no funil de vendas. Entre os serviços mais específicos estão a nutrição de leads, envio de e-mail marketing direcionado e outras táticas para deixar o potencial cliente ainda mais preparado para efetuar uma compra.
Como essa estratégia parte da premissa de conquistar os clientes, os leads gerados por meio do Inbound Marketing costumam criar uma relação mais próxima com a empresa. Para isso, é preciso investir muitos esforços na produção de conteúdo de qualidade para as pessoas certas, no tempo certo e no lugar certo. Ao definir bem suas personas, é muito importante conhecer bem os seus hábitos de navegação e pesquisa para acertar em cheio em qual plataforma seu conteúdo terá mais força.
Três dos elementos do Inbound que, quando alinhados no mesmo ritmo e objetivo, tendem a otimizar os resultados. Conteúdo relevante e interessante para as pessoas para ser publicado em blogs; SEO para melhorar o ranqueamento do site e dos artigos nos motores de busca; e atuação frequente nas redes sociais para promover a marca, os materiais produzidos e os posts publicados.
São fatores que ajudarão a sua empresa a se comunicar melhor com o público, e o Inbound torna essa tarefa natural, pois a disposição de conteúdos de qualidade fará com que o seu público reconheça a marca como autoridade no segmento. Ela será buscada mais naturalmente e com mais frequência pelas pessoas para sanar dúvidas sobre determinado assunto.
Segundo a Hubspot, o custo por lead para quem utiliza o Inbound Marketing é 47% menor. Isso pode ser explicado pelo fato dessa estratégia depender muito mais de criatividade, conhecimento na área e esforço de quem a produz do que verba para investir, como no marketing tradicional, do qual grandes empresas ainda gastam milhões em anúncios na TV, por exemplo.
Essa afirmação se confirma pelo fato que as empresas estão cada vez mais dispostas a investir em Inbound Marketing. De acordo com um levantamento feito pela IBM e a CMO Club, divulgado no portal Mundo do Marketing, 57% das empresas pretendem aumentar o valor depositado em conteúdo digital nos próximos dois a três anos. Já segundo a mesma pesquisa da Hubspot utilizada nesse artigo, 64% das corporações no Brasil pretendem elevar os investimentos em Inbound.
Como foi visto, o Inbound Marketing é uma metodologia nova e com forte tendência de crescimento. Sua empresa já utiliza? O que achou dessa tendência virtual? Deixe o seu comentário e participe da conversa!
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…