Se você é fã de redes sociais, sabe que vídeos estão cada vez mais populares quando o assunto é marketing de conteúdo. E mesmo com a liderança do YouTube nesta tendência, o Instagram não ficou para trás e apresenta agora uma nova função: o IGTV.
A novidade, mesmo que esteja a princípio atrelada ao próprio aplicativo, também pode ser utilizada à parte por quem não deseja baixar o Instagram. Até mesmo smartphones mais simples podem contar com a ótima usabilidade dessa alternativa.
Pensa em produzir conteúdo por ali? Então, dê uma olhada neste artigo e confira 5 fatos que você precisa saber antes de começar!
Uma das principais diferenças entre o YouTube e o IGTV, é que a plataforma do Instagram permite apenas vídeos na vertical, assim como outro concorrente, o Snapchat. Portanto, é fundamental ter seu conteúdo bem estruturado para adaptá-lo a esse formato.
Essa definição levou em conta que, cada vez mais, os usuários se acostumam a segurar seus smartphones apenas em pé. Sendo assim, gravar vídeos, assim como tirar fotos, por exemplo, passa a ser uma opção muito mais confortável e funcional quando verticalizada.
Se a sua conta é padrão, mesmo que comercial, você terá de 15 segundos a 10 minutos para desenvolver seu vídeo. Então, é interessante preparar um roteiro para que o conteúdo se encaixe nesse tempo e não precise sofrer cortes repentinos para se ajustar.
As contas verificadas do Instagram, por sua vez, trazem um privilégio maior: no IGTV, seu conteúdo pode durar até 1 hora. Com isso, é válido até mesmo investir em uma edição mais profissional para que o vídeo realmente fique interessante e segure o seguidor do outro lado da tela.
Usuários assíduos do Instagram sabem que, na função Stories, aquela similar ao Snapchat em que um vídeo fica disponível apenas durante 24 horas, é possível gravar imagens a qualquer momento. Basta acessar o ícone no aplicativo e pronto, a câmera embutida está aberta e você pode iniciar o conteúdo.
Contudo, no IGTV essa situação é diferente. Não existe essa opção, você deve realmente produzir o vídeo previamente e depois subir sua gravação para o IGTV. Pode parecer um pouco inviável, mas na verdade essa é a oportunidade perfeita para você preparar algo de qualidade e com muito carinho.
Quer personalizar seu canal no IGTV? Coloque a criatividade para funcionar e crie um thumbnail personificado para seus vídeos. Assim, sempre que alguém acessar sua área, poderá ter um gostinho do que você tem a mostrar. Esse thumbnail pode ser feito no computador e enviado via desktop, sem problema algum.
E então, gostou dessas dicas para produzir conteúdo e fazer um bom uso do IGTV? Se sim, não perca tempo e compartilhe agora mesmo este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas também aproveitem essas informações!
(Imagem: divulgação)
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