Que investir em ações de mídias sociais e na manutenção de uma presença online é um bom negócio, ninguém discorda. A grande questão que divide profissionais de marketing é sobre as melhores redes sociais para a empresa investir e estabelecer sua estratégia.
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, portanto, continue lendo e descubra 4 dicas para escolher as melhores redes sociais para a sua empresa. Acompanhe!
Sobre o tempo gasto nessas redes sociais, o brasileiro passa 650 horas por mês conectado às redes sociais. Vale lembrar que o mês tem “apenas” 720 horas, então isso significa que o brasileiro passa mais de 90% do seu tempo conectado em alguma rede social.
Como dá para ver, as redes sociais são parte integral da vida dos consumidores no Brasil, inclusive, 70% deles disseram ter comprado algum produto online em 2015.
Entendendo que o consumidor nacional está acostumado com a ideia de fazer negócios pela Internet e que as redes sociais são parte vital da vida digital do brasileiro, podemos notar também a importância que uma presença online tem para essas empresas. Afinal, estar presente nas mídias sociais é uma oportunidade vital para conversar e influenciar os consumidores.
Mas como escolher as melhores redes sociais para a empresa em que você trabalha? É o que vamos descobrir a seguir!
Para saber qual a melhor para sua empresa, é preciso entender quais os fatores de avaliação. Confira:
O primeiro aspecto a se levar em conta é o tipo de empresa em questão. Algumas empresas vão encontrar mais facilidade em uma determinada rede social enquanto teriam mais dificuldades em outra.
Algumas redes são focadas em imagens, enquanto outras em conteúdo. Algumas costumam ter um público mais jovem e dinâmico, enquanto outras são mais tradicionais. Até mesmo a maneira de se consumir conteúdo em cada rede é diferente!
Como dito anteriormente, cada rede social costuma ter um público diferente e com comportamentos diferentes. Por isso, o terceiro aspecto a se considerar na escolha da melhor rede social para sua empresa é com quem você quer se comunicar.
Por fim, chega o quarto aspecto a ser considerado: o objetivo da empresa ao entrar numa rede social. O objetivo é vender? Angariar leads? Servir como agregador de conteúdo e estratégia? Direcionar para um site, blog ou landing page? Fazer branding? Contratar alguém?
A rede social ideal será aquela que conseguir unir esses quatro fatores para sua empresa.
É a maior rede social atual. Funciona muito bem como agregador de conteúdo e permite o compartilhamento de qualquer tipo de conteúdo, funcionando melhor com imagens e vídeos.
Uma das suas principais vantagens é sua flexibilidade, já que funciona para praticamente qualquer objetivo, se destacando para quem quer fazer marketing segmentado e até mesmo vender nas redes sociais.
Formado apenas por imagens (e vídeos curtos), o Instagram é muito popular entre os jovens (90% do seu público tem menos de 35 anos). Além disso, o público da rede é muito engajado, com cerca de 60% dos seus usuários logando uma vez por dia (e metade deles seguindo alguma marca).
Devido a suas características, funciona melhor como branding ou mesmo com a criação de conteúdo em formato de imagens (como uma loja de roupas mostrando “looks” com suas peças, por exemplo).
Formada por profissionais do mercado de trabalho, o LinkedIn é uma rede social perfeita para quem quer construir um network, contratar bons funcionários ou operar no mercado B2B, fazendo marketing de conteúdo focado diretamente no seu público-alvo.
E agora que você já sabe como escolher as melhores redes sociais para a empresa, já decidiu qual delas funciona melhor para a sua estratégia? Conte pra gente por meio dos comentários!
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