Atuar com marketing digital para empresas B2B pode ser uma estratégia fundamental para atingir o público em um mercado tão competitivo.
O crescimento de qualquer negócio é garantido por duas principais ações: conquistar novos consumidores e fidelizar clientes atuais. No mercado B2B não é diferente, muda-se o perfil do público, mas se mantém a necessidade de alcançar e se relacionar com pessoas.
A Internet oferece mais soluções do que apenas vender produtos por plataformas on-line. Com uma estratégia bem definida, é possível ensinar sobre seu ramo de atuação e atingir diversos participantes do processo de compra de uma empresa.
A principal vantagem do marketing digital é poder medir a eficácia de todas as ações realizadas on-line. Qualquer investimento em mídia pode ser testado, acompanhado e ajustado para atingir os objetivos.
O marketing digital também permite explorar segmentações fundamentais de uma estratégia. As grandes mídias on-line, como Facebook Ads e Google Adwords, permitem que anúncios sejam exibidos apenas para usuários que se enquadrem em um perfil preestabelecido. Os filtros de público vão desde dados geográficos e demográficos até tipos de interesses, atividades e informações obtidas diretamente pelo Serasa.
As principais diferenças ente o mercado B2B e B2C são a segmentação do público-alvo e o ciclo de decisão de compra.
O processo de aquisição de um produto ou serviço business to business é mais lento e complexo. São necessárias avaliações racionais e técnicas sobre as vantagens da compra, não havendo influência emocional ou impulsiva no momento da transação.
Outro ponto importante é que a tomada de decisão costuma passar por diferentes profissionais. Cada um dos envolvidos no processo pode estar encaixado em um tipo de segmentação de público-alvo.
Com o marketing digital, os custos podem ser reduzidos e medidos com extrema precisão para acompanhar a performance de cada uma das ações. Além disso, permite flexibilidade para criar estratégias on-line de comunicação para os diversos tipos de públicos envolvidos no processo de compra.
Entre outras estratégias, empresas B2B podem se aproveitar de duas atividades interessantes do universo digital: marketing de conteúdo e redes sociais.
É a estratégia de atuar com a criação de conteúdo relevante para seu público-alvo, objetivando garantir que o cliente encontre seu conteúdo e possa aprender sobre seu produto, serviço ou mercado. Com isso, é natural que o potencial cliente adquira credibilidade no seu negócio e esteja mais propenso à conversão.
O marketing de conteúdo pode fazer com que um potencial cliente que esteja buscando pelo seu mercado de atuação encontre o seu negócio.
Redes sociais não são apenas canais para assuntos pessoais, brincadeiras e relacionamentos. O marketing B2B no Facebook e LinkedIn pode ser extremamente rentável para seu negócio, pois ambas ferramentas têm segmentações específicas referentes a profissão, cargos, nível escolar, entre outros dados relevantes.
O marketing em redes sociais permite que seu negócio seja anunciado apenas para o público com maior potencial de conversão e com uma comunicação elaborada especialmente para seu perfil.
A American Express apresenta um case de sucesso de marketing digital que uniu a estratégia de conteúdo com a das redes sociais. O objetivo da campanha era estimular os comerciantes a comunicar aos seus clientes que aceitam compras com AmEx e, assim, aumentar as transações com o cartão.
Junto com a designer Emily Henderson, desenvolveram novas sinalizações da American Express e produziram uma série de vídeos nas redes sociais para ensinar aos lojistas a usar o design da loja para atrair mais clientes.
Para impulsionar ainda mais a marca, criaram, no Instagram, uma campanha para que os pequenos empresários publicassem fotos dos seus negócios com a nova vitrine, incluindo a sinalização do AmEx.
Mas qual é a relação com a estratégia para empresas B2B? Acontece que a American Express conquistou, com essas simples ações, mais de 400 mil pedidos de sinalizações do cartão para comerciantes nos Estados Unidos.
O marketing digital para empresas B2B oferece diversas oportunidades de investimento, segmentação e mensuração de resultados. As ações podem ser determinantes para ampliar a visibilidade da marca e atrair credibilidade para o seu negócio.
Gostou do conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e leve conhecimento aos seus amigos!
(Imagens: divulgação)
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…