Qualquer tipo de negócio precisa de bons planos estratégicos para que suas metas e objetivos sejam cumpridos. O planejamento envolve planos instantâneos, de curto, médio e longo prazo – tudo vai depender do que é mais importante para cada momento da empresa.
Considerando que a internet há muito tempo deixou de ser uma aposta e se tornou um “caminho sem volta”, o Marketing Digital é hoje o grande diferencial para qualquer negócio que queira um bom posicionamento e destaque em relação ao mercado.
Uma empresa que aposta em um bom planejamento estratégico de marketing digital também consegue passar para o público interno, quanto externo, uma imagem muito mais firme e consistente – isso porque ele permite uma comunicação mais clara, além de possibilitar eficácia no processo de sinergia entre clientes, funcionários, parceiros e outros.
E um dos grandes objetivos de quem delimita um planejamento estratégico de marketing digital é fazer com que a empresa se torne referência no segmento do mercado em que está inserida.
E como atingir esse objetivo? Confira a seguir alguns pontos que irão lhe ajudar na elaboração de um bom planejamento digital:
Lembre-se que está totalmente proibido mentir para si mesmo, ok?
Comece definindo as metas do seu negócio. Elas precisam ser específicas, mensuráveis, ambiciosas, realistas e precisas no tempo.
A definição das metas precisa ser exequível, ou seja, não pode-se criar metas impossíveis ou que dependam de fatores que a empresa não consegue controlar.
Elas, necessariamente, precisam trazer resultados para a empresa como, por exemplo, o aumento do número de clientes em x %, aumento do ticket médio para x reais nas compras, faturamento de x reais/mês.
Enfim, metas que façam com que a empresa consiga crescer e atingir outros patamares.
Identifique como a sua empresa e seus concorrentes estão posicionados e quais ações estão presentes na internet. Esse diagnóstico deve ser realizado não só para o momento, como também avaliando este mesmo cenário no futuro.
O que avaliar:
Identifique as personas. Entenda como elas se comportam, quais as suas preferências e onde estão na internet? Aprenda como e quando abordá-las.
Uma primeira dica é verificar o perfil do seu atual comprador, quem é ele, do que gosta, o que compra.
Diante deste estudo é possível saber o que mais atrai as pessoas para o seu negócio e a partir desta informação poderá direcionar campanhas, conteúdos e esforços a um público que tenha as mesmas características dos seus maiores e melhores clientes.
Invista em conteúdo e torne-se uma autoridade no assunto, apresentando para seu público novidades, tendências e informações.
Nesse ponto você já identificou as principais ameaças do mercado, assim como as oportunidades que este mesmo cenário oferece a sua empresa. Agora, um plano de ação para que as estratégias sejam implementadas é fundamental.
Considere os canais que você irá utilizar para promover o seu negócio.
De acordo com o perfil do seu público alvo você saberá em quais meios você deverá estar presente: redes sociais, blogs, e-mails, etc.
Tenha sempre um conteúdo específico para cada canal, pois por meio de conteúdo adequado você chamará atenção do seu público, tornando-o fiel a sua marca e adquirirá autoridade sobre determinado assunto.
Estabeleça a frequência com que irá produzir os conteúdos e distribuí-los nos canais já determinados. Isto criará uma linha fiel entre a sua empresa e seu público.
Realizado os estudos e definido as metas e objetivos, agora é importante as definições internas do que será feito e detalhes de cada etapa.
O plano de ação é a ferramenta ideal para isto, e abaixo apresentamos o que deve constar nestes controles:
De uma forma mais ampla, poderíamos resumir um bom planejamento estratégico de marketing digital como aquele desenvolvido com cuidado, considerando, de início, as metas da empresa.
A partir de então o empreendedor deve conhecer o mercado em que irá atuar, seus concorrentes, suas oportunidades e seu público.
Com todas essas informações em mãos será possível definir uma boa visão a curto, médio e longo prazo para a sua empresa, a tornando verdadeiramente competitiva na web.
Feito isto, mão a obra! Execute e acompanhe suas ações e resultados.
Talvez você esteja um pouco preocupado com tantos detalhes e tantas tarefas a serem realizadas para elaborar um bom planejamento estratégico de marketing digital.
Mas, existem especialistas no assunto, que podem contribuir muito para o sucesso do projeto.
Se você busca maiores detalhes a respeito do planejamento estratégico de marketing Digital, consulte a Web Bizz, empresa focada em soluções digitais e conheça mais a respeito!
Esse post foi publicado originalmente em janeiro de 2016, e revisado e atualizado em novembro de 2018.
(Imagens: divulgação)
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…