Como os recursos de um negócio são limitados, é fundamental saber onde o dinheiro deve ir — e com as ações de divulgação e promoção não é diferente. Analisar estratégias de marketing digital é fundamental para reconhecer qual o sucesso de cada ação, de modo que as positivas sejam repetidas e, as desvantajosas, evitadas e corrigidas.
Felizmente, dentro do ambiente digital, a mensuração é bem mais simples, permitindo que você identifique com clareza os resultados de cada ação. Todavia, você sabe o que e como medir?
Os leads são todas aquelas pessoas que demonstraram algum interesse nos produtos ou serviços que você oferece.
Em geral, uma oportunidade se transforma em lead quando oferece informações de contato, especialmente em troca de algo — como um material rico ou ofertas por e-mail.
Trabalhados pelo funil de vendas, podem se transformar em clientes. Por isso, uma estratégia que gera um grande número de leads tende a ser considerada de sucesso.
Para mensurar esse valor, vale a pena buscar a taxa entre leads gerados e contatos feitos ou interações realizadas. Se um site teve 20 mil visitas e gerou 1000 leads, então a taxa dessa conversão é de 5%. Quanto maior ela for, maior é a efetividade das ações.
Algumas vezes, pode acontecer de o cliente ter algum contato com o negócio, mas não se transformar em lead.
Quanto a isso, é fundamental acompanhar o engajamento, já que ele demonstra a capacidade que a estratégia possui de gerar ações diversas dentro do público-alvo atingido.
As métricas de engajamento em redes sociais, inclusive, são mais importantes do que as questões como curtidas na página.
Uma postagem que possui muitos compartilhamentos ou comentários, por exemplo, tem alto engajamento, denotando o sucesso da atuação de marketing.
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) corresponde à taxa entre os gastos para converter os clientes e o número de clientes dentro de um determinado período. Quanto maior ele for, menor é a rentabilidade de cada venda que o empreendimento consegue realizar.
Por outro lado, uma estratégia de marketing altamente eficiente colabora para que a conversão dos clientes aconteça mais facilmente, diminuindo esse custo.
Por isso, a mensuração e o acompanhamento dessa métrica ao longo do tempo são fundamentais para analisar estratégias de marketing digital e os seus resultados.
Muito utilizado para avaliar a qualidade, o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Ajustar) oferece a possibilidade de análise e, principalmente, de melhoria contínua.
A partir da elaboração do planejamento de marketing e sua respectiva execução, esse ciclo determina que a empresa faça um acompanhamento de métricas. Com os resultados em mãos, ela deve ajustar o que estiver fora do que era inicialmente esperado.
Mesmo o que for considerado satisfatório pode ser otimizado para levar a efeitos cada vez mais adequados.
Porém, uma das formas mais importantes e utilizadas para analisar estratégias de marketing digital é a avaliação de ROI (Retorno sobre Investimento).
Ela corresponde à relação entre o que o negócio ganhou com uma determinada ação e os custos iniciais. Quanto maior ele for, mais benéfico e adequado é o investimento, devendo ser priorizado no futuro.
Imagine que uma empresa faz um investimento de R$ 20 mil em marketing digital. Se ela consegue gerar um faturamento de R$ 50 mil a partir dessa estratégia, seu lucro é R$ 30 mil. Com isso, o ROI é dado por 150% (diante da divisão de 30 mil de lucro por 20 mil de custos).
Assim, cada R$ 1,00 retornou R$ 1,50 de lucro. Se o ROI fosse nulo, significaria que o empreendimento apenas trocou dinheiro. Caso fosse negativo, demonstraria que houve perda de dinheiro com o investimento.
Ao colocar em prática essas formas de analisar estratégias de marketing digital ficará mais fácil determinar o que funciona para o seu empreendimento. Para o futuro, as ações adequadas podem ser priorizadas, levando a resultados cada vez melhores!
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(Imagens: divulgação)
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