O mundo do marketing é complexo e está em constante mudança. O mesmo pode ser dito sobre a cultura jovem. Normas, valores e práticas estão permanentemente em estado transitório e apresenta um alvo em movimento para o foco de clientes em todo o mundo.
Mas uma coisa é certa, se você se mantiver atualizado com as últimas tendências e tecnologias disponíveis, mergulhando em sólidas pesquisas de mercado e em uma estratégia robusta, você se sairá bem em sua estratégia de venda e terá grandes chances de sucesso.
O marketing para instituições de ensino não é diferente e, por isso, você precisa estar sempre antenado para as novidades que venham ajudar e envolver os alunos com a instituição. A seguir, listamos exemplos das principais tendências de marketing:
O vídeo é uma forma incrível de se conectar com as pessoas, pois é um veículo de narrativa final. É por isso que contar histórias tornou-se um tema em alta no marketing ao longo dos últimos anos. Aqueles que, desde o início, começaram a contar suas histórias utilizando meios de comunicação sociais, como Facebook e YouTube, podem agora ter centenas de milhares de fãs e assinantes em seus canais. Hoje, praticamente todas as empresas estão no Facebook e muitas estão também no YouTube. É por isso que, mais importante do que nunca, é preciso contar histórias convincentes.
Atualmente, é mais difícil fazer uma página corporativa aparecer no feed de notícias de um seguidor sem ter que pagar para a exposição. Em média, se você não está promovendo suas mensagens, apenas 1-4% de seus seguidores as estarão recebendo. Isso se dá por causa de uma mudança nos algoritmos do Facebook e, devido a isso, sua página não aparece com tanta facilidade.
Então, agora é hora de aumentar o seu orçamento de mídia social. Seu objetivo não é gerar mais curtidas, mas promover as suas mensagens de forma que você crie mais audiência e ação. Você tem que aprender maneiras de trabalhar com as ferramentas de rankeamento do Facebook e, assim, tornar seu conteúdo mais visível.
Se você for pagar para distribuir suas mensagens, é importante que seus posts sejam peças com tendências de marketing bem pensadas. Acabaram-se os dias de escrever posts com textos rápidos. Hoje tudo deve ser muito bem pensado, com mensagens atraentes contendo imagens ou vídeos que promovam o engajamento com o cliente.
Nos tempos de hoje, não há praticamente nenhuma distinção entre marketing digital e marketing móvel. Eles tornaram-se um. Seu site e campanhas digitais precisam ser otimizados para dispositivos móveis. Você precisa ter certeza de que o marketing para instituições de ensino baseado em localização seja configurado em todos os locais do mapa e será preciso construir uma versão móvel do site.
Aqui estão as seis principais táticas de marketing para celulares:
Criar estratégias de marketing para instituições de ensino, de maneira que elas possibilitem conexão com os futuros alunos através de dispositivos móveis é, sem dúvidas, um diferencial incomparável.
O desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo permite que as faculdades e universidades “criem a sua história”, reforçando a identidade da sua marca. Depois de elaborar a sua “história” é possível integrar com diferentes aspectos em toda a sua estratégia de marketing e criar uma campanha integrada. Sua história começa a criar vida quando funcionários, ex-alunos, alunos e futuros alunos começam a contribuir para ela e compartilhá-la.
Esta é sua hora para se diferenciar. Aproveite a oportunidade para criar uma história e uma estratégia convincente.
É importante você encontrar criadores de conteúdo ou influenciadores que se alinhem com o seu produto ou serviço. A parceria com o tipo errado de criador de conteúdo pode danificar a sua marca e a confiança do seu público.
A ideia de que mensagem e conteúdo de uma marca têm que vir diretamente dos esforços do departamento de marketing interno ou da agência de publicidade está mudando aos poucos. Pense no apoio de celebridades em microescala. Os criadores de conteúdo podem ser considerados celebridades com seu próprio nicho de audiência.
Essas figuras influentes promovem um relacionamento com seu público ao longo do tempo. Como a marca, você está aproveitando essa confiança e relacionamento e transferindo-os ao seu produto ou serviço. Em parceria com esses criadores de conteúdo você pode aumentar sua consciência e a influência de decisões de compra.
Você sempre pode procurar as pessoas que estão criando conteúdo original sobre o seu ramo e alcançá-las diretamente para elaborar algum tipo de parceria. Você terá que negociar o contrato e configurar os parâmetros e diretrizes para que o criador siga. É importante que o criador compreenda quais são os limites e objetivos da campanha. Há, também, empresas que ajudam a conectar marca com influenciadores.
Nutrir seu lead não é nada novo, mas este é o momento de se aumentar o orçamento, tempo e recursos para refinar ainda mais os esforços de nutrir seu público-alvo. A nutrição não é apenas uma oportunidade, mas um canal de contínuo amadurecimento e uma forma de começar a criar oportunidades para os futuros alunos se envolverem com a sua marca. Você pode redirecionar seus recursos de vídeo usados em mídia social para esforços de nutrição do público.
Seus concorrentes estão ficando mais experientes em trazer os alunos para si e não estamos falando de e-mails automáticos que são enviados para qualquer um através de um sistema. O ponto aqui é nutrir um segmento específico, com perguntas certas, tipo de grau ou tipo de aluno.
É importante traçar seu ponto de contato e a jornada que seus futuros alunos tomarão antes de decidir se inscrever em sua instituição. Lembre-se, você está ajudando um estudante a direcionar sua perspectiva através do processo de decisão.
Não se perca nesse processo com ferramentas comuns demais. A maioria das campanhas de nutrir leads para a faculdade que se veem não contam uma história convincente. Conte a sua história. Diga ao seu público como só você sabe como ser feito. Seja diferente, faça a diferença!
Essas são algumas das tendências de marketing para instituições de ensino que mais estão em alta nos tempos de hoje. Com essas ferramentas, sua instituição poderá ter grandes sucessos com os alunos novos e os veteranos.
O que você achou do nosso post de hoje? Ainda tem alguma dúvida sobre marketing para instituições de ensino? Deixe seu comentário!
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…