Escrever para blogs definitivamente não é tarefa fácil. Mais do que oferecer conteúdo constante para sua audiência, é necessário também pensar na qualidade desse material. Sendo assim, é preciso estar sempre em busca de alternativas de impacto, ou seja, conteúdos ricos.
Um material relevante é capaz de gerar maior número de leads para a empresa e, por isso, é preciso saber como tirar melhor proveito deles. Nesse contexto, conheça, a seguir, os principais tipos de conteúdos ricos que você pode utilizar em seu blog.
Aprofundar um assunto em ambiente online virou praticamente um sinônimo de criar e-book. Apesar de não ser o único tipo de material rico existente, esse é certamente o mais conhecido deles.
Isso não significa necessariamente que um e-book deva ser extenso, pois alguns deles chegam a ter o mesmo tamanho de blog posts. No entanto, a especificidade do conteúdo deve, sim, ser maior do que a de artigos de blogs.
Sendo assim, crie e-books sempre que precisar se aprofundar em algum assunto de interesse da persona ou resolver seus problemas. Lembre-se de que uma das principais vantagens desses conteúdos ricos é que eles podem ser muito úteis para aumentar sua lista de contatos.
Muitas vezes confundidos com e-books, os whitepapers são até parecidos, pois, em comum, apresentam o fato de serem desenvolvidos para educar sobre determinado serviço ou produto, além de atingirem uma audiência específica com foco na resolução de problemas.
No entanto, as semelhanças param por aí. Whitepapers têm características singulares, como a de aproximar a linguagem do tom acadêmico, basear-se em pesquisas de dados e trabalhar mais com textos do que com imagens, além de ter um tamanho que, geralmente, varia entre 5 e 12 páginas.
Trata-se de um documento mais formal em relação ao e-book, produzido com o intuito de aprofundar um tema, por meio do esclarecimento a respeito de suas causas, conceitos e prováveis soluções.
É uma forma de oferecer conteúdo por meio da interatividade. Basicamente, são pessoas que se reúnem para oferecer palestras, seminários ou conferências em ambiente online. Sendo assim, é um evento que pode ser assistido em casa, bastando uma conexão com a internet.
Webinars permitem a geração de conteúdo rico com fácil assimilação em relação a e-books ou whitepapers. Além disso, costuma ser muito útil para atingir um público com perfil mais jovem.
Infográficos são, também, ferramentas úteis para facilitar a comunicação. Nesse caso, isso tem a ver com o uso de elementos gráficos para facilitar o entendimento do conteúdo.
Assim, quando você tiver o interesse em se aprofundar em algum assunto difícil de explicar em palavras — como dados estatísticos, por exemplo —, é possível trabalhar com ilustrações.
O blog certamente é a maneira mais simples que existe para aprofundar um assunto na internet, oferecendo conteúdo segmentado, atualizado e em linguagem direta.
Quando essa ferramenta é bem utilizada, ela pode atrair visitantes regularmente para cada publicação de post. Por isso, o blog tem como vantagem o alto potencial de fidelização e elevada taxa de conversão de clientes.
Com a popularização do Youtube, os vídeos também se tornaram ferramentas populares para a criação de conteúdos ricos. Opções como entrevistas, depoimentos, demonstrações e até mesmo aulas podem persuadir e informar de maneira extremamente simples.
Sua grande vantagem é justamente essa: oferecer mensagem de maneira leve, sem que o espectador precise se esforçar muito para compreender uma ideia.
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