Vivemos em um mundo tecnológico, hiper-conectado, e essa é uma realidade que pode ser extremamente positiva para o seu negócio. Afinal, a tecnologia está aí para ajudar a descomplicar, ajudando a realizar os sonhos de empresários que querem ver suas empresas crescendo, prosperando e conquistando novos mercados.
Você certamente está se perguntando como é que a tecnologia vai ajudar a sua empresa a crescer e a resposta é simples: a tecnologia vai atuar na melhoria de três eixos essenciais do seu negócio, a saber –
E tudo isso através de um bom sistema ERP online. Como empresário, você com certeza já ouviu esse termo. Trata-se da abreviação para o inglês Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recurso Corporativo, e refere-se à softwares de gestão integrada que vão permitir um melhor planejamento dos seus investimentos, dos recursos disponíveis, das estratégias de marketing e fidelização, dos objetivos à longo prazo da sua empresa, além de oferecer maior agilidade no contato com os clientes – atuais e potenciais – favorecer uma taxa de conversão em vendas mais alta. Interessante, não é mesmo? Então não deixe de conferir, a seguir, as 5 formas de utilizar um software ERP para aumentar as vendas da sua empresa:
O adágio popular “tempo é dinheiro” não poderia ser mais verdadeiro! Um bom ERP vai permitir que você reúna todos os dados relevantes da sua empresa em um só lugar, agilizando o acesso, controle e análise dessas informações. A economia de tempo gerada por uma gestão integrada de recursos possibilita que você, empresário, invista o seu tempo em outras áreas essenciais para o aumento das vendas, como a definição de estratégias de marketing empresarial, o acompanhamento dessas ações e um contato mais frequente com o seu público, parte essencial no processo de fidelização do cliente.
Um ERP não é apenas uma ferramenta de banco de dados que vai armazenar os números da sua empresa. Muito pelo contrário! Um sistema ERP é pensado com foco na gestão e justamente por isso oferece a funcionalidade de geração dos mais diversos relatórios. A grande vantagem de trabalhar com esses relatórios na gestão da sua empresa é que o cruzamento dos dados inseridos no sistema permite que as suas decisões estratégicas sejam melhor embasadas e assertivas. Afinal, elas serão tomadas a partir de informações atualizadas e reais, evitando investimentos equivocados ou cortes desnecessários, que comprometem a rentabilidade e mesmo a sobrevivência da sua marca. A tomada de decisões informadas é ainda essencial para traçar a melhor estratégia de marketing para os seus produtos e serviços.
As funcionalidades de um sistema de gestão financeira do ERP permitem controlar todos os aspectos do seu negócio: desde a compra de materiais para o estoque, fluxo de caixa, o pagamento de fornecedores, a geração de orçamentos e de ordens de serviço, os pagamentos recebidos, a emissão de notas fiscais, etc. Uma boa gestão dos recursos financeiros da sua empresa é não apenas vital para a sobrevivência da sua marca, mas ainda serve como um bom indicador para orientar suas estratégias de marketing e alavancar as suas vendas. Isso porque o acompanhamento das finanças da sua empresa no ERP permite identificar quais as ações de marketing que obtiveram maior sucesso, além de controlar o capital que será reinvestido em divulgação e quais as novas ações de marketing que valem a pena ser implementadas.
O controle de estoques oferecido pelo ERP é também essencial na hora de definir sua estratégia de marketing: entre outras coisas, ele permite que você identifique quais os produtos ou serviços com maior saída junto ao seu público alvo. A partir daí, é possível determinar se suas ações de divulgação serão voltadas justamente para esses produtos e serviços com maior demanda ou, ao contrário, se terão como foco alavancar as vendas dos produtos e serviços com menor saída. Um bom gerenciamento de estoques vai permitir ainda programar as reposições do seu estoque de acordo com a sua estratégia de marketing: afinal, você, empresário, não vai querer investir na divulgação de um produto com poucas unidades em estoque, certo?
Ao reunir todos os dados de vendas e informações de clientes em um só sistema, o ERP permite ao gestor acompanhar melhor todo o processo de vendas, identificando tendências que podem ser usadas à favor da empresa, para aumentar suas vendas. É possível traçar, por exemplo, o perfil demográfico do seu público alvo – gênero, idade, renda, escolaridade, local de residência, hábitos de consumo, etc. – que permitirão investir em uma ação de marketing direcionada, com resultados mais expressivos para as vendas da sua empresa. A sazonalidade das suas vendas também fica mais evidente quando analisada através de um ERP: o software de automação comercial vai compilar os dados do sistema, de forma a identificar os produtos ou serviços mais vendidos e as épocas de maior ou menor movimento nas vendas. Dessa forma, você, empresário, poderá optar por uma estratégia de marketing que busque estimular as vendas nas épocas de baixa, por exemplo.
Se sua marca não for vista, ela não será lembrada – logo, investir em marketing é uma real necessidade, em especial no marketing digital, se considerarmos os tempos atuais, onde todos estão conectados 24h/7. A grande questão para alavancar as suas vendas é que não basta apenas ser visto: é preciso oferecer ao seu cliente uma experiência de compra que seja memorável – e isso é um desafio. Esse desafio começa pela correta identificação do perfil do seu público alvo, como vimos acima, e pela elaboração da identidade da sua marca. Mas não para por aí: é preciso agilidade no atendimento ao cliente e comunicação direta. Um sistema ERP oferece a funcionalidade de envio de orçamentos online e de rápida conversão desses orçamentos e ordens de serviço, além de reduzir a burocracia e agilizar o processo de geração de notas fiscais eletrônicas e notas de serviço. Como diferencial, alguns ERP oferecem ainda plataforma para comunicação direta com o cliente – item essencial para reduzir o tempo de resposta da sua empresa, aumentar a taxa de conversão em vendas e, finalmente, fidelizar o seu público.
Se a sua empresa ainda não utiliza um software ERP, está correndo o risco de ficar para trás. Que tal conhecer as soluções oferecidas pela GestãoClick?
Esse post foi escrito pela equipe do GestãoClick.
Se você gostou das dicas do post, cadastre-se na nossa newsletter e comece a receber as nossas novidades diretamente na sua caixa de entrada!
Imagens: divulgação
No mercado B2B, o processo de vendas costuma ser percebido como estritamente racional. No entanto,…
No mundo do B2B (Business to Business), onde as decisões são baseadas em confiança e…
A linkagem interna é uma das melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para…
Como gerar mais engajamento nas redes sociais? Essa é a pergunta de milhões do marketing…
Um case de sucesso é uma ferramenta poderosa para atrair e convencer potenciais clientes no…
O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica poderosa para estimular a criatividade e impulsionar…